Redes Industriais: Conectando Eficiência e Automação.

Conectando Eficiência e Automação.

Redes industriais são sistemas de comunicação utilizados na automação que permitem a conexão de dispositivos, sistemas e equipamentos em ambiente industrial, possibilitando troca de informações e controle de processos de forma eficiente e confiável.

Segundo Souza, as redes de comunicação industrial permitem uma comunicação em alta velocidade em diversos dispositivos como PLC (Programmable Logic Controller), motores de passo, sistemas de inspeção, sensores, barreiras de segurança, válvulas solenóides, inversores de frequência, servo acionamentos, entre outros. Cada empresa possui uma configuração de rede de acordo com suas necessidades, tendo como principais tecnologias o Profinet, Fieldbus, Profibus, Ethernet e Modbus.

redes industriais - profibus e profinet

Figura 1: Arquitetura redes Profibus e Fieldbus | Fonte: Adaptado pelo autor (2023)

Na década de 1980, a International Organization for Standardization (ISO), definiu um modelo de referência de comunicação chamado de modelo OSI (Open Systems Interconnection), estrutura de gerenciamento de dados que por meio de camadas, divide a comunicação de acordo com suas funções.

Redes Profinet, Profibus, Fieldbus e Modbus utilizam três das sete camadas OSI, sendo camada física, responsável pela coleta de dados e início de processo, camada enrlace cujo objetivo é endereçamento, regularização de fluxo de dados e detecção de erros de transmissão e a camada de aplicação, responsável pela interação humano-máquina.

A Vista Automação, referência em análise de redes conta com profissionais com vasta experiência e comprometidos em entregar serviços de qualidade, além de estarem em constante atualização sobre esta tecnologia, contam com equipamentos de última geração para obter e garantir resultados precisos em seus trabalhos.

Um exemplo é o engenheiro Paulo Gayoso, certificado pela PI Internacional com mais de 15 anos de experiência e inúmeros projetos realizados em instalação e manutenção, compartilhando um pouco de seu conhecimento sobre o assunto:

 

Paulo, quando o cliente entra em contato com a Vista Automação para solicitar uma análise?

Existem diversas situações em que somos solicitados, podendo ser após instalação de uma nova rede por exemplo, onde nossa análise permitirá averiguar se ela foi configurada corretamente e atende as necessidades específicas a sua aplicação.

Outra oportunidade de análise é quando o cliente precisa expandir ou modificar sua rede atual, onde por meio de nossos serviços de análise ajudamos a identificar possíveis problemas e otimizar sua rede.

Existem situações em que a rede apresente perdas e/ou interferências externas, podendo ocasionar atrasos no tempo de resposta, erros de leitura e até mesmo falha nos instrumentos, para isso, uma análise é fundamental para apontar as causas e soluções ao problema identificado.

 

Qual a frequência que as redes industriais devem ser analisadas?

Em ocasiões em que um instrumento novo foi adicionado, uma expansão realizada e em casos em que a rede apresenta falhas, sendo necessário uma análise para diagnosticar as causas do problema e sua correção.

 

Quais procedimentos vocês seguem ao realizar análise?

Em situações de projeto realizamos análise documental por meio de conversas com o cliente visando definir etapas a serem seguidas e escolha dos equipamentos para execução. Casos de manutenção é feita uma análise de campo onde se verifica o estado em que a rede atual se encontra, seguido da coleta de dados com nossos equipamentos e emissão de relatório.

 

Quais redes industriais a Vista Automação analisa? 

Atualmente, a empresa contém profissionais capacitados para realizar análises nas redes ProfibusDP, ProfibusPA, FF (Foundation Fieldbus), AsiBus e Profinet.

 

Quais ferramentas a Vista possui para realizar os serviços?

A empresa conta com o que tem de melhor no mercado com equipamentos Pepperl+Fuchs e Toledo e Souza.

 

As análises de redes industriais podem ser feitas a quente?

Sim, aliás esta é uma abordagem que nos retorna resultados mais precisos a respeito do comportamento e desempenho da rede, pois analisamos suas condições reais de operação em tempo real, nos permitindo obter resultados que poderiam não ser levantados caso a análise fosse feita com a planta parada.

 

Quais trabalhos a Vista já realizou e gostaria de salientar?

Realizamos análise de redes Foundation FieldBus e Profibus com certificação para a empresa Vale, multinacional brasileira e uma das maiores de mineração do mundo e realizado análises para empresa Braskem, petroquímica líder de produção de resinas termoplásticas.

 

Por que a Vista Automação seria a melhor opção ao cliente?

A empresa se destaca devido a uma série de qualidades que oferece. Conta com profissionais certificados em instituições credenciadas e uma equipe qualificada, em constante atualização em relação aos avanços do setor por meio de treinamentos, gerando experiência para entregar soluções personalizadas e adaptáveis às necessidades do cliente.

A Vista Automação se preocupa com a formação e capacitação de novos profissionais, contendo um plano de estágio que visa a formação de jovens talentos para a automação, uma oportunidade valiosa para que estudantes adquiram conhecimento trabalhando ao lado de profissionais experientes.

Essa combinação de conhecimento, compromisso com o desenvolvimento profissional e experiência de mercado torna a empresa uma escolha ideal para clientes em busca de soluções inteligentes.

 

Referências Bibliográficas:

SOUZA, Eduardo Luís. REDES DE COMUNICAÇÃO INDUSTRIAL. Disponível em: https://lyceumonline.usf.edu.br/salavirtual/documentos/1971.pdf. Acesso em: 16/06/2023.

BRASIL, UniverSal Robots. REDES INDUSTRIAIS:O QUE SÃO, PRINCIPAIS TIPOS E PARA QUE SERVEM. Disponível em: https://www.universal-robots.com/br/blog/redes-industriais-o-que-s%C3%A3o-principais-tipos-e-para-que-servem/. Acesso em 16/06/2023.

VENTURA, Plínio. O Modelo Osi e suas 7 camadas. Disponível em: https://www.ateomomento.com.br/o-modelo-osi-e-suas-7-camadas/. Acesso em 19/06/2023.

Compartilhe:

Outras Publicações:

Assine nossa Newsletter!