Solução ignitoon para gestão enxuta true north para dados inteligentes. Ignition e Inductive Automation.

Empresa de Vidros Cresce com Gestão Enxuta de Dados Inteligentes

Vista Automação integradora nacional Ignition.

Como integradores da Ignition Brasil, apresentamos uma solução que foi desenvolvida entre Ignition e uma empresa especializada em fabricação de vidros. Trata-se de uma solução de Gestão Enxuta “True North”, implementada com o objetivo de reduzir as perdas operacionais. Após a bem-sucedida implementação, registrou-se um aumento significativo de 37% na receita.

Possuimos certificação Gold da Ignition, o que nos credencia para desenvolver, executar projetos e soluções diversificadas. Caso tenha intesse em saber mais sobre esse projeto ou sobre a ferramenta Ignition, entre em contato pelos CANAIS DE ATENDIMENTO.

O Problema:

O objetivo do projeto era implementar um sistema de gestão enxuta “True North” utilizando dados inteligentes de fabricação para a sede da empresa e principal centro de produção em Louisville, KY. A instalação não tinha nenhum mecanismo consolidado para rastrear a utilização e disponibilidade da máquina, refugo por peça/tamanho/motivo, tempo de ciclo, WIP faltante, entrada/relatório de motivo de tempo de inatividade e telas Andon, gargalos de rota e relatório de produção por hora por centro de trabalho. Indivíduos em toda a empresa acessavam dados de produção por meio de diversas consultas e relatórios que não forneciam uma mensagem unificada, retardavam o sistema de produção e resultavam na falta de métricas de relatórios da gestão enxuta “True-North”.

Resumo do projeto:

A HMI Glass estava enfrentando vários desafios que impactavam a lucratividade, levando à redução do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) desde 2018. O escopo do projeto era utilizar dados de fabricação inteligentes para implementar um modelo de gestão enxuto e impulsionar a transformação cultural. O sucesso do projeto estava vinculado a taxas baseadas no desempenho e utilizou um modelo de participação nos ganhos baseado no custo de melhoria de baixa qualidade.

Solução utilizando a Gestão Enxuta True North:

A Empresa desenvolveu uma solução com a 4IR Solutions usando sua plataforma em nuvem FactoryStack™, construída em torno do Ignition. O Ignition se destaca como uma ferramenta centralizada de agregação e contextualização de dados e foi capaz de extrair e mesclar perfeitamente dados do chão de fábrica com dados de negócios provenientes de um sistema ERP.

Esta solução permitiu a replicação de dados selecionados do banco de dados ERP local em um banco de dados baseado em nuvem conectado ao Ignition na nuvem por meio de uma conexão VPN segura. Soluções típicas para replicação, como instantâneos e visualizações materializadas, não estavam disponíveis devido à grande sobrecarga da CPU (~95%) colocada no banco de dados existente, sem capacidade de expandir a capacidade.

A replicação de transações sem snapshots foi empregada para minimizar a carga no servidor de banco de dados ERP e alcançar os resultados desejados. As informações replicadas incluíam uma listagem de todas as rotas e processos pelos quais os itens passam. Usando esses dados, o sistema fica ciente de quais processos necessários devem passar para serem considerados completos e quais itens estão em que parte do processo.

Essas informações são usadas para renderizar dinamicamente telas que mostram cada item em uma rota. Além disso, as telas indicam em que ponto do processo essa rota está, renderizando as etapas concluídas na tela à medida que um item é processado por meio de uma operação.

Existem também telas que mostram a utilização dos ativos por meio da coleta de dados de sensores locais. Esses dados são coletados usando dispositivos Opto 22 groov para ingestão no FactoryStack™ via MQTT. O uso do FactoryStack™ permitiu implantação rápida, impacto mínimo nos sistemas locais e a capacidade de escalar de forma contínua e segura à medida que o sistema cresce no futuro.

 

Um aspecto interessante deste projeto é que ele empregou um modelo de negócios único de vincular os honorários do projeto ao desempenho. Foi implantado em uma indústria única, com uma arquitetura não tradicional desenvolvida em conjunto com 4IR.

O projeto também incluiu uma série de desafios de desempenho. Não havia espaço na pilha de servidores atual para permitir uma instância do Ignition, o que exigia a replicação do banco de dados ERP para a nuvem. A replicação dos dados tornou-se mais difícil devido aos diferentes tipos de SQL e à computação disponível no servidor do cliente.

Isso foi ainda agravado pela consulta de equipamentos antiquados por meio de uma infinidade de relatórios únicos usando uma construção de consulta SQL não padrão. Superar esses gargalos de desempenho com um sistema legado foi um desafio significativo.

Gestão Enxuta True North: Resultados

Foi fornecido à HMI Glass métricas da gestão enxuta “True-North” para relatórios a executivos e operadores, incorporando métricas em painéis de discussão, relatórios e análises de desempenho. Ao usar a otimização de rotas e os princípios de gerenciamento enxuto, a HMI Glass melhorou a entrega no prazo de 21% para 69% em apenas seis meses. Também melhorou a receita em 37,5% e reduziu os custos de má qualidade em 9%, como resultado da identificação de problemas no sistema de produção e do emprego de técnicas de gestão enxuta.

O HMI Glass agora possui relatórios visíveis no chão e gerenciamento visual para os operadores/gerenciamento da planta. Devido à melhoria das métricas operacionais da HMI Glass e ao modelo de negócios do projeto baseado no desempenho, a empresa recebeu taxas de participação de ganhos significativas, resultando em uma vitória tanto para o cliente quanto para o parceiro de implementação. A empresa responsável implantará essa tecnologia junto com os sistemas de gerenciamento enxuto nas instalações da HMI Glass em Reno e Boston, aproveitando o grande sucesso na sede de Louisville.

Data de implantação: junho de 2023

Escopo do Projeto: Etiquetas: ~5.800
Telas: 5
Clientes: ~25 clientes
Windows Alarmes: N/A
Dispositivos usados: ~25 sensores, conectando a 8 dispositivos Opto 22 groov RIO, todos alimentando 1 Opto 22 groov EPIC
Arquiteturas usadas: Arquitetura híbrida IIoT/baseada em nuvem usando MQTT
Bancos de dados usados: 3 (Microsoft SQL Server 2014 (on-prem), Banco de Dados SQL do Azure (nuvem), PostgreSQL (nuvem)
Dados históricos registrados: aproximadamente 5.800 tags, aproximadamente 360.000 linhas

 

Compartilhe:

Outras Publicações:

Assine nossa Newsletter!