Ignition

IGNITION: Diferenciais da Plataforma

Introdução:

Sistemas supervisórios são de grande relevância para a indústria, pois atuam no gerenciamento de processos e coleta de dados. Diante disso, existem no mercado diversos softwares e plataformas que realizam esse controle, entre eles o Ignition, uma plataforma desenvolvida pela norte-americana Inductive Automation e distribuída no Brasil pela Vista Automação. Mas afinal, o que o torna atraente ao mercado?

ignition - phyton

Figura 1 – Arquitetura e módulos Ignition | Fonte: Adaptado do autor (2023)

O Ignition tem como diferencial o suporte à linguagem de programação Python, utilizada para administrar eventos dentro de uma aplicação. Foi implementado por ser uma linguagem intuitiva e moderna, em vez da Visual Basic for Applications (VBA) utilizada pelos demais softwares já existentes no mercado.

O não uso de VBA se dá pelo fato de ela estar sendo descontinuada perante as linguagens mais contemporâneas, apresentar brechas de segurança e não ser compatível com Java, que, por sinal, é a linguagem em que o Ignition foi desenvolvido.

Outro elemento diferenciador é a sua licença, que é de fácil instalação e única. O licenciamento do Ignition é feito pelo servidor e não pelo cliente. Além disso, existem módulos de clientes e uso de tags ilimitado, ou seja, comprando apenas os módulos necessários, a expansão é ilimitada e sem custo adicional.

Com esses recursos em mãos, é possível obter e compartilhar dados importantes através das diversas camadas administrativas da empresa. Dentre os principais módulos, podemos citar o Perspective, responsável pela criação de aplicativos responsivos, o Vision, que permite a criação de IHM interativa para o seu site, e o SQL Bridge, que permite a sincronização de dados bidimensionais. O Ignition também oferece suporte a módulos terceirizados, como, por exemplo, o módulo Cirrus Link MQTT.

ignition - core moduloes - iiot modules - mes modules
Figura 1 – Arquitetura e módulos Ignition | Fonte: Adaptado do autor (2023)

 

Conclusão:

Com todos os seus diferenciais, o Ignition vem ampliando a sua base instalada no mercado brasileiro. Sua combinação de software moderno, intuitivo, licenciamento único e ilimitado, suporte para o Python e módulos poderosos o tornam uma excelente opção para quem deseja implementar projetos fundamentados nos conceitos da Indústria 4.0.

 

Referências Bibliográficas:

KITCHEN, Ryan. Introduction to Ignition SCADA. Disponível em: https://realpars.com/ignition-scada/ . Acesso em: 27.03.2023

BARRY,Jason. Why Choose Ignition SCADA from Inductive Automation? Disponível em: https://www.hallam-ics.com/blog/why-choose-ignition-scada-from-inductive-automation . Acesso em: 27.03.2023

IGNITION. Licensing and Activation. Disponível em: https://docs.inductiveautomation.com/display/DOC81/Licensing+and+Activation . Acesso em: 27.03.2023

INDUCTIVE AUTOMATION. The Best Industrial IoT Solution for Efficiency, Connectivity & Data Insights. Disponível em: https://inductiveautomation.com/solutions/iiot . Acesso em: 27.03.2023

 

Autores:

Lucas Foltran é Analista de Automação, Graduado tecnólogo em Automação Industrial pela Faculdade de Tecnologia de Tatuí e atualmente graduando em Engenharia da Computação pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba.

Vinicius Acosta, M.Sc  é Empresário, Doutorando em Economia Aplicada pela USP, Mestre em Administração pela FIA – Fundação Instituto de Administração, MBA em Gestão de Negócios pela FGV, Especialista em Refino de Petróleo pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Engenheiro pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba.

Compartilhe:

Outras Publicações:

Assine nossa Newsletter!